E aí, meu chapa, já ficou sabendo da mudança no imposto de renda que vai rolar em 2023? Pois é, essa história promete dar o que falar.
Pra começar, o governo decidiu mexer nas alíquotas do imposto de renda, tanto para pessoa física quanto jurídica. Na prática, isso significa que algumas pessoas vão ter que pagar mais, enquanto outras vão pagar menos. Quem ganha até 2,5 mil por mês, por exemplo, não vai precisar pagar nada, mas quem ganha acima de 40 mil vai ter que desembolsar uma grana a mais.
Além disso, também rolou uma mudança na forma como as deduções funcionam. Agora, só vão poder ser abatidos do imposto gastos com saúde e educação, e o limite máximo para essas deduções foi reduzido. Ou seja, quem dependia dessas deduções pra diminuir o valor a ser pago, vai ter que se preparar pra uma conta maior.
E é claro que isso tudo tá gerando uma polêmica danada. Tem gente que acha que a mudança vai ajudar a reduzir as desigualdades no país, já que os mais ricos vão contribuir mais pro bolo. Mas também tem quem ache que isso só vai sobrecarregar ainda mais a classe média, que já tá sofrendo com a crise econômica.
Enfim, só o tempo vai dizer o que vai rolar com essa história. O que a gente sabe é que, se você é contribuinte, é bom ficar ligado e já ir se preparando pro que vem por aí. Até lá, é só torcer pra que a mudança traga benefícios pra todo mundo, né?
Comentários