Pular para o conteúdo principal

Imposto de Renda de 2023

 E aí, meu chapa, já ficou sabendo da mudança no imposto de renda que vai rolar em 2023? Pois é, essa história promete dar o que falar.

Pra começar, o governo decidiu mexer nas alíquotas do imposto de renda, tanto para pessoa física quanto jurídica. Na prática, isso significa que algumas pessoas vão ter que pagar mais, enquanto outras vão pagar menos. Quem ganha até 2,5 mil por mês, por exemplo, não vai precisar pagar nada, mas quem ganha acima de 40 mil vai ter que desembolsar uma grana a mais.

Além disso, também rolou uma mudança na forma como as deduções funcionam. Agora, só vão poder ser abatidos do imposto gastos com saúde e educação, e o limite máximo para essas deduções foi reduzido. Ou seja, quem dependia dessas deduções pra diminuir o valor a ser pago, vai ter que se preparar pra uma conta maior.

E é claro que isso tudo tá gerando uma polêmica danada. Tem gente que acha que a mudança vai ajudar a reduzir as desigualdades no país, já que os mais ricos vão contribuir mais pro bolo. Mas também tem quem ache que isso só vai sobrecarregar ainda mais a classe média, que já tá sofrendo com a crise econômica.

Enfim, só o tempo vai dizer o que vai rolar com essa história. O que a gente sabe é que, se você é contribuinte, é bom ficar ligado e já ir se preparando pro que vem por aí. Até lá, é só torcer pra que a mudança traga benefícios pra todo mundo, né?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Micro Empreendedor Individual tem que pagar Contribuição Sindical Urbana?

É comum que empresário recebam, até diariamente em alguns casos, boletos de cobranças via correios. Neste são utilizado de forma explicita linguagem vinculando a obrigatoriedade do pagamento a algum serviço, contribuição e até impostos. Porém nem tudo é verdade, existem aqueles que utilizam destes meios para ludibriar ou alavancar receitas, quando se trata daqueles ou aquelas contribuições que nem sempre são obrigatórias em certos casos, ou seja, em situações que existe a faculdade de pagar ou não pagar. Recentemente questionaram-me a respeito da obrigatoriedade do MEI para com a contribuição Sindical Urbana – GRCSU.  De imediato vou logo dizendo que no meio entendimento a luz da legislação vigente, as empresas optantes pelo Simples Nacional não são obrigadas a recolher Contribuição Sindical Urbana Patronal. O que ocorre no cenário atual é versão de interpretação contraria da legislação por parte de muitos Sindicatos que insistem na cobrança da contribuição de seus associados...

Planilha para cálculo de ICMS ST

Clique aqui e faça o Download! Nesta planilha á possível calcular o ICMS ST (ICMS Substituição Tributária) de toda a nota fiscal, porque tem espaço para mais de 100 itens. Além disso, serve para qualquer estado, pois é possível ajusta automaticamente o MVA conforme a alíquota interestadual e interna da mercadoria. Clique aqui e faça o Download!

Planilha cálculo DIFAL (Diferencial de alíquota do ICMS) EC 87/2015

Clique aqui para Download da Planilha em Excel "Difal EC 87/2015" A Emenda Constitucional (EC) 87/2015, publicada no DOU 1 de 17/04/2015, apresentou uma significativa alteração no conceito e no cálculo do ICMS nas operações interestaduais realizadas com consumidor final não contribuinte do imposto. Por se tratar de uma alteração na Constituição Federal, as novas regras passam a valer apenas no ano seguinte, ou seja, a partir de 01º/01/2016 . Também foi definida uma regra transitória para adequação dos caixas dos estados, sendo então o diferencial de alíquota partilhado entre os estados de origem e destino durante alguns anos, veja a tabela abaixo:     UF Origem UF Destino Tabela 2016 60% 40% Tabela 2017 40% 60% ...