A transferência de conhecimentos e experiências entre os
colaboradores é de extrema importância para toda a organização, já que influência
diretamente nos processos internos tanto de forma positiva quanto negativa.
Deve-se sempre observar a forma como os clientes internos se relacionam e
manter continua busca ao desenvolvimento, a fim de melhorar cada vez mais os
processos internos.
Toda ferramenta que mobiliza a organização para o
relacionamento entre seus colaboradores de forma coletiva é valida, desde que o
seu foco seja em resolver as causas dos problemas e não seus efeitos. Com o
avanço continuo tecnológico implica o relacionamento virtual, deixando quase
que de lado as relações sociais na forma pessoal. Não é novidade de que tudo
isso causa mais flexibilidade e agilidade nos métodos de trabalho, mas a
socialização o contato humano é imprescindível para o crescimento pessoal e
interfere na perspectiva do individuo e na sua sensibilidade com o outro.
Um dos problemas que causa a não transferência de
conhecimento dentro das organizações é o fato de todos estarem trabalhando ao
mesmo tempo e não trabalhado juntos para o mesmo projeto. A empresa quer
crescimento financeiro e os funcionários querem qualidade de vida, estabilidade
financeira e respeito profissional, é preciso alinhar os interesses de ambos e
trabalhar em cima deste conceito.
Visto assim, são
vários os métodos que as corporações dispõem para o desenvolvimento humano e a
transferência de conhecimento e experiência entre seus parceiros, o principal e
o mais eficiente são os que envolvem a interação entre os empregados, um dos
métodos, por exemplo, pode ser substituir aquelas reuniões formais e chatas por
conversas informais entre os lideres e seus liderados ou até mesmo dispor de
momentos como o Coffe Break. Outra ideia é colocar aquele funcionário que tendem
grande conhecimento na posição de líder, de forma que seja obrigado a transferir
conhecimentos e experiências ao seu setor, assim este vai capacitar os demais e
esta rotina se tornam habitual, porém é necessário o acompanhamento e
monitoramento do seu trabalho por um superior.
Um ponto bastante importante é o fato de manter este conhecimento
empresarial e pessoal ou individual dos colaboradores acessível a todos, as
formas são diversas, como a criação de uma base de conhecimento pode ser na
forma de fóruns onde todos podem criticar e opinar nos assuntos abordados, ou
uma biblioteca virtual de conhecimento interno da empresa. Assim outros
funcionários que posteriormente entrarem na empresa poderá conhecer mais sobre
os processos e sua história. Além disso, se faz necessário sempre manter
atualizado o desenho e habilidade de cargos por parte do setor de recursos
humanos em conjunto com os mais diversos setores.
Em uma das empresas que trabalhei, foi criado este fórum
de conhecimento entre os empregados. É uma ferramenta de extrema necessidade,
já que esta empresa é uma desenvolvedora de software e são diversos
funcionários espalhados pelo país. Desta forma foi possível criar mecanismos de
troca de informações e ideias entre os funcionários, estes mecanismos são
fundamentais para o desenvolvimento e sucesso tanto da corporação quanto dos
empregados. Nesta área de informática o conhecimento não pode se manter
individualizado.
Comentários