Pular para o conteúdo principal

Algumas Considerações sobre Geografia‚ Gestão das Cidades e Participação

Autor(es)

Iván G. Peyré Tartaruga e Álvaro L. Heidrich

Resumo

Este artigo trata da participação dos cidadãos na gestão das cidades através de processos decisórios participativos à luz, sobretudo, do conhecimento geográfico. Com este objetivo, de caráter analítico, são utilizados os conceitos de território e de lugar que parecem ser os mais adequados para este fim; este definido, grosso modo, como o espaço da vivência e da convivência (cotidiano), enquanto aquele como o espaço do poder (relações de poder). Perpassando considerações a respeito da identificação das pessoas com os seus lugares e os possíveis processos de autonomia dos territórios da cidadania, o texto conclui que é no local onde estão as maiores esperanças de sucesso da gestão urbana.

Download do texto completo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Micro Empreendedor Individual tem que pagar Contribuição Sindical Urbana?

É comum que empresário recebam, até diariamente em alguns casos, boletos de cobranças via correios. Neste são utilizado de forma explicita linguagem vinculando a obrigatoriedade do pagamento a algum serviço, contribuição e até impostos. Porém nem tudo é verdade, existem aqueles que utilizam destes meios para ludibriar ou alavancar receitas, quando se trata daqueles ou aquelas contribuições que nem sempre são obrigatórias em certos casos, ou seja, em situações que existe a faculdade de pagar ou não pagar. Recentemente questionaram-me a respeito da obrigatoriedade do MEI para com a contribuição Sindical Urbana – GRCSU.  De imediato vou logo dizendo que no meio entendimento a luz da legislação vigente, as empresas optantes pelo Simples Nacional não são obrigadas a recolher Contribuição Sindical Urbana Patronal. O que ocorre no cenário atual é versão de interpretação contraria da legislação por parte de muitos Sindicatos que insistem na cobrança da contribuição de seus associados...

Planilha Transfer Price

Clique aqui e faça o Download! Cálculo o preço de transferência de produtos ou serviços de forma simples e clara. Esta planilha é totalmente editável, podendo assim, personaliza-la conforme suas necessidades e formas de trabalho. Aproveite! Clique aqui e faça o Download! Clique aqui e faça o Download!

Tabela TIPI completa em Excel

No site da Receita Federal é possível baixar a Tabela TIPI, porém no formato Word, o que acaba se tornando apenas uma ferramenta para consultas e pesquisas. Tive o trabalho de transcrevê-la no formato Excel, assim é possível de maneira mais prática e eficiente encontrar o produto desejado e até mesmo utilizar como um banco de dados para outros programas, o que o Excel deixa com total liberdade do usuário. Clique aqui e faça o Download.