O sistema arcaico educacional de memorização, treinamento e reprodução de conhecimento é ineficiente no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual humano, é fundamental a substituição deste pela construção do conhecimento para garantir uma educação de qualidade desenvolvendo a criatividade, analise critica, podendo assim o individuo questionar praticas e métodos aplicados buscando a melhoria.
A educação de qualidade, ou seja, voltada para a construção do conhecimento, é a base do desenvolvimento de uma nação, ela contribui para o surgimento de oportunidade já que o individuo se torna critico e criativo. É necessário aprender a aprender e saber pensar, é criticar e analisar como as coisas estão sendo feitas e o meu papel nela, é perguntar, por que deve ser assim e não desta forma? É preciso interagir com o espaço a volta e deixar de ser máquinas copiadoras, que só reproduzem sem discernimento algum. Hoje, sabe-se que a educação de qualidade é o meio para o desenvolvimento sustentado, porque é o profissional qualificado critico e criativo que dar forma as organizações. Desta forma pode afirmar que o conhecimento influência tanto na cidadania quanto na economia.
Para chegar ao desenvolvimento é preciso investir na educação de qualidade e não permanecer neste ensino que encontramos nas escolas básicas ou até mesmo em universidades, onde os professores detêm o conhecimento e os alunos são copias de copias, destinados a ser meros instrumentos treinados e mecanizados sem qualquer objeção da vida e socializados por meios eletrônicos.
Comentários