Pular para o conteúdo principal
Um líder, um Fidel...

Quando desceu a Sierra Maestra junto com os revolucionários predominava o pensamento utópico-romântico, que era possível mudar o status de corrupção vigente na ilha. Nesse momento, Fidel e Che Guevara, proporcionaram ao mundo um exemplo de que era possível fazer o verdadeiro socialismo, um eficiente combate à pobreza e distribuir renda.
Após o golpe de estado Fidel assumiu o poder. Mesmo com o fechamento econômico que os EUA impuseram, Fidel consegue o apoio e conquista cada vez mais o seu povo, e dar a eles uma nova oportunidade, daí então Cuba não é mais o quintal dos Estados Unidos, e sim um pais “independente” (por ter apoio da URSS). Por isso Fidel deu um exemplo de liderança, conseguiu fazer de uma ilha uma nação, e suas atitudes foram inspirações de muitas outras revoluções que ocorreram na America Latina como a Revolução Sandinista.
Mas, o poder subiu-lhe à cabeça e, de revolucionário passou a ditador (dono da ilha). O socialismo acabou no mundo e Fidel continuou com suas execuções, com o fechamento da imprensa e a proibição de ir e vir das pessoas.
No dia 19 de fevereiro de 2007, Fidel Castro renunciou à presidência de Cuba, pondo fim há 49 anos no governo do país. No dia 24 de fevereiro, a Assembléia Nacional se reuniu para a deliberação de um novo presidente, tendo sido escolhido Raúl Castro, ex-vice presidente do país e irmão de Fidel.
Vale apena dizer, que todo líder foram pessoas de caráter e temperamento forte e que muitos deles assim como Fidel Castro fizeram grandes mudanças e também cometeram erros, que trouxeram ou influenciou nas atitudes da sociedade. Quem não se lembra do fato em que atletas cubanos durantes os jogos Pan-americanos não quiseram ir embora para suas casas. Por fim pode concluir que os lideres também cometem erros, mas para que sua liderança seja considerada boa ou ruim dependem de vários fatores assim como a satisfação dos liderados. Fidel Castro conseguiu a satisfação do seu povo, mas, principalmente no fim de sua liderança seu carisma e aceitação pelo povo tiveram uma grande queda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Micro Empreendedor Individual tem que pagar Contribuição Sindical Urbana?

É comum que empresário recebam, até diariamente em alguns casos, boletos de cobranças via correios. Neste são utilizado de forma explicita linguagem vinculando a obrigatoriedade do pagamento a algum serviço, contribuição e até impostos. Porém nem tudo é verdade, existem aqueles que utilizam destes meios para ludibriar ou alavancar receitas, quando se trata daqueles ou aquelas contribuições que nem sempre são obrigatórias em certos casos, ou seja, em situações que existe a faculdade de pagar ou não pagar. Recentemente questionaram-me a respeito da obrigatoriedade do MEI para com a contribuição Sindical Urbana – GRCSU.  De imediato vou logo dizendo que no meio entendimento a luz da legislação vigente, as empresas optantes pelo Simples Nacional não são obrigadas a recolher Contribuição Sindical Urbana Patronal. O que ocorre no cenário atual é versão de interpretação contraria da legislação por parte de muitos Sindicatos que insistem na cobrança da contribuição de seus associados...

Planilha Transfer Price

Clique aqui e faça o Download! Cálculo o preço de transferência de produtos ou serviços de forma simples e clara. Esta planilha é totalmente editável, podendo assim, personaliza-la conforme suas necessidades e formas de trabalho. Aproveite! Clique aqui e faça o Download! Clique aqui e faça o Download!

Tabela TIPI completa em Excel

No site da Receita Federal é possível baixar a Tabela TIPI, porém no formato Word, o que acaba se tornando apenas uma ferramenta para consultas e pesquisas. Tive o trabalho de transcrevê-la no formato Excel, assim é possível de maneira mais prática e eficiente encontrar o produto desejado e até mesmo utilizar como um banco de dados para outros programas, o que o Excel deixa com total liberdade do usuário. Clique aqui e faça o Download.