Pular para o conteúdo principal

Liberdade financeira e aposentadoria são a mesma coisa?

 

O que mais vejo pela internet são vídeos sobre como alcançar a tão sonhada liberdade financeira, tema muito recorrente nos últimos anos, quem não quer ficar rico e poder pedi demissão para o chefe chato e viver viajando pelo mundo a fora? E tem quem diga que isso é coisa é coisa de internet a vida real não tem como acontecer de forma alguma.

Bom já vou logo dizendo: Liberdade financeira e aposentadoria não são a mesma coisa, nem de longe. Antes vamos entender o que é a tão da liberdade financeira? É a possibilidade de o indivíduo ter recursos financeiros e poder gastar sem se preocupar com valores, ou seja, a rentabilidade ou a capacidade de gerar novos recursos é superior a capacidade do próprio indivíduo gastar, simplificando é tal vida de artista que passa nos filmes e séries dos streamings que você anda assistindo. E aposentadoria? Bem diferente da liberdade financeira, vou te dar um exemplo: suponha que você recebe um salário, seja do seu trabalho CLT ou autônomo, de R$ 5.000/mês e você comece a investir parte desse salário mensal em algum produto financeiro (FII, ações, tesouro direto, CDB, LCI, LCA...) e em algum momento o capital acumulado comece a te render mensalmente o equivalente a R$ 5.000/mês neste ponto você pode parar de trabalhar se assim desejar e viver de renda, neste ponte você pode se considerar um aposentado.

Na aposentadoria não significa que você atingiu a liberdade financeira, mas sim recursos suficientes para optar em não trabalhar e manter o padrão de vida. Conseguiu ver a diferença entre Liberdade Financeira e Aposentadoria? Muito fácil né! E aí me conte o que você anda fazendo, busca aposentadoria ou liberdade financeira?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Micro Empreendedor Individual tem que pagar Contribuição Sindical Urbana?

É comum que empresário recebam, até diariamente em alguns casos, boletos de cobranças via correios. Neste são utilizado de forma explicita linguagem vinculando a obrigatoriedade do pagamento a algum serviço, contribuição e até impostos. Porém nem tudo é verdade, existem aqueles que utilizam destes meios para ludibriar ou alavancar receitas, quando se trata daqueles ou aquelas contribuições que nem sempre são obrigatórias em certos casos, ou seja, em situações que existe a faculdade de pagar ou não pagar. Recentemente questionaram-me a respeito da obrigatoriedade do MEI para com a contribuição Sindical Urbana – GRCSU.  De imediato vou logo dizendo que no meio entendimento a luz da legislação vigente, as empresas optantes pelo Simples Nacional não são obrigadas a recolher Contribuição Sindical Urbana Patronal. O que ocorre no cenário atual é versão de interpretação contraria da legislação por parte de muitos Sindicatos que insistem na cobrança da contribuição de seus associados...

Planilha Transfer Price

Clique aqui e faça o Download! Cálculo o preço de transferência de produtos ou serviços de forma simples e clara. Esta planilha é totalmente editável, podendo assim, personaliza-la conforme suas necessidades e formas de trabalho. Aproveite! Clique aqui e faça o Download! Clique aqui e faça o Download!

Tabela TIPI completa em Excel

No site da Receita Federal é possível baixar a Tabela TIPI, porém no formato Word, o que acaba se tornando apenas uma ferramenta para consultas e pesquisas. Tive o trabalho de transcrevê-la no formato Excel, assim é possível de maneira mais prática e eficiente encontrar o produto desejado e até mesmo utilizar como um banco de dados para outros programas, o que o Excel deixa com total liberdade do usuário. Clique aqui e faça o Download.