Pular para o conteúdo principal

Desequilíbrio da “Empregabilidade” brasileira



Os cargos podem ser representados por uma pirâmide onde a base é composta por cargos operacionais, acima vêm os administrativos, e por fim, no tão sonhado topo tem a direção composta por executivos, gerentes e a presidência.

Em todo Brasil os cargos operacionais são classificados ou rotulados pela população como, “pião”, são os operários, atendentes; mecânicos; encanadores; jardineiros; entre outros. Ou seja, os que pegam no pesado e ganham muito pouco ou absolutamente quase nada. Para esta área vem sobrando emprego, só no SINE, em 2009 70mil vagas deixaram de ser preenchidos, já os cargos administrativos sobram candidatos e faltam vagas. O numero de estudantes se profissionalizando vem aumentando graças a praticas governamentais como o PEP, ENEM, PROUNI. O governo de fato esta investindo e criando programas para melhorar a educação brasileira e conseqüentemente as oportunidades, porem não é o suficiente, você vai descobrir e entender o que estou dizendo, mas só no final do artigo. Também o povo brasileiro esta começando a tomar vergonha, deixando de ser acomodados e passaram a pegar nos livros. Mas que pena que o governo não abril os olhos para o planejamento da educação de qualidade, as políticas governamentais deveriam da ênfase no investimento de qualidade criando medidas para gerar empregos bons e bem remunerados.
O quê esta acontecendo é que o governo investe em programas de capacitação (não são bons comparados com os de países desenvolvidos) gerando bons profissionais, mas em contra partida, não gera oportunidades de emprego para estes profissionais recém formados. Não deixe de ser enganado com propagandas do tipo: “Sobram vagas para cargos de nível superior”, pois não é verdade, se fosse, porque será que pessoas graduadas estariam trabalhando como garis? (nada contra a profissão, mas veja bem, o individuo gasta dinheiro com o curso superior que não é barato alem de material didático, noites sem dormi, quatro anos em média de estudo pesado e não pode exercer a profissão escolhida?) Só em algumas áreas sobram vagas para candidatos de nível superior, estas áreas são bem específicas e em locais específicos, como: engenheiro, médicos, e profissionais altamente qualificados (como meu diz: É só para filho de marajás).
Atualmente você deve ter visto a nova medida do governo, segundo eles para facilitar a vida do micro-empreendedor, se você tem um negocio onde trabalhe no Maximo duas pessoas pode ser formalizada constituindo assim uma Pessoa Jurídica a baixo custo. De fato isto é bom, já que para negociar com algumas empresas precisa ser Pessoa Jurídica e pode fazer empréstimos com taxas bem menores, isto deveria já ter acontecido há muito tempo.
Você deve esta perguntando “O que isso tem haver comigo ou com o desequilíbrio da empregabilidade brasileira?” Eu te respondo tudo: Tudo!
Se no Brasil tivesse investimento planejado e pesando no futuro tudo seria diferente. Ao invés de ter feito esta melhoria do micro-empreendedor, que eu julgo inconveniente, pois deveria dar incentivo para o crescimento das empresas, fazendo com que uma micro-empresa se torne em pouco tempo uma empresa de médio e/ou grande porte, isto de fato pode até causar este interesse por parte dos microempresários, mas ainda é pouco. Se as micro-empresas tivesses incentivos para crescer geraria mais empregos para diversos níveis e áreas. Isto é tão fácil quanto tirar doce de crianças, agora sim voltamos para o tema educação, deve se investir na educação de qualidade, formando não apenas alunos, mas profissionais com capacidade para gerir seu próprio negócio ou gerenciar grandes empreendimentos.
O problema que o povo brasileiro em geral tem orgulho de mais, não suporta a idéia de copiar boas idéias de seu próprio vizinho, que dirá copiar o modelo de educação de países como os Estados Unidos. Se quiser chegar a algum objetivo deve olhar para aqueles passaram pelo mesmo caminho. Copiar grandes idéias não é falte de criatividade mais sim esperteza. Compare as melhores universidades do mundo, as principais são as americanas e as inglesas, até o método para entrar neles é diferente do Brasil, a estrutura é diferente, o ensino, tudo é diferente o curso é integral. Veja o ranking das melhores universidades. Essas grandes universidades chegam a ter o orçamento de mais de 1bilhão de dólares anuais, isso é só uma universidade. Só não da para negar que para estudar nessas universidades é muito caro, mas porque não implantar ou dar apoio para as universidades daqui cheguem a este ponto, implantar métodos para que o candidato possa entrar nestas universidades mesmo que não tenha o dinheiro necessário, como faz os Estados Unidos com empréstimos ou financiamento com taxas baixas para seus nativos.
Talvez você esteja pensando: se formar apenas grandes profissionais gerando emprego para todos, e os cargos operacionais? Eu te respondo: nem todos desejam ser grandes profissionais, ai nos esbarramos em um problema, com certeza acontecera à mesma coisa que acontecem com os países desenvolvidos, imigração.
Tudo isso que eu disse parece ser uma idéia muito capitalista, mas é assim que grandes nações fazem e alem disso em que sistema você acha que vivemos?
A educação é o único caminho (vale apena lembra que é um investimento em longo prazo e deve ser minuciosamente planejado) para acabar ou diminuir drasticamente a desigualdade social e entrar de vez com o pé direito na elite dos países de primeiro mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha Transfer Price

Clique aqui e faça o Download! Cálculo o preço de transferência de produtos ou serviços de forma simples e clara. Esta planilha é totalmente editável, podendo assim, personaliza-la conforme suas necessidades e formas de trabalho. Aproveite! Clique aqui e faça o Download! Clique aqui e faça o Download!

Tabela TIPI completa em Excel

No site da Receita Federal é possível baixar a Tabela TIPI, porém no formato Word, o que acaba se tornando apenas uma ferramenta para consultas e pesquisas. Tive o trabalho de transcrevê-la no formato Excel, assim é possível de maneira mais prática e eficiente encontrar o produto desejado e até mesmo utilizar como um banco de dados para outros programas, o que o Excel deixa com total liberdade do usuário. Clique aqui e faça o Download.

Correlação CNAE x Código Serviço

Clique aqui e faça do Download! Ferramenta indispensável para pesquisar a Correlação CNAE x Código Serviço. Ideal pela melhor analise e lançamento de documentos no sistema, principalmente em escritórios de contabilidade, além de facilitar a interpretação. Tudo em Excel, basta digita o CNAE da atividade deseja que aparecerá o resultado com a descrição do CNAE e Serviço com o código conforme a Lei Complementar 116 de 2003. Aproveita não perca mais tempo!!! Clique aqui e faça do Download!